Os especialistas são claros: você precisa ir ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano para realizar alguns exames de diagnóstico, incluindo o papanicolau, por exemplo. São esses exames que auxiliam a identificar algumas alterações no útero, que quando não tratadas podem levar a complicações mais sérias, como até mesmo o surgimento de um câncer. A ida ao ginecologista também é necessária para identificar DSTs ou realizar exames para avaliar a gravidez.
Além desses exemplos, existem algumas situações importantes em que a mulher precisa ir ao ginecologista. Logo abaixo, nós listamos os casos principais nos quais é necessário dar uma atenção à saúde e procurar seu ginecologista o quanto antes. Confira.
Menstruação atrasada
Você precisa visitar o ginecologista, caso a sua menstruação esteja atrasada há pelo menos 2 meses e o teste de gravidez deu negativo, pois esse atraso pode ser decorrente de um problema no aparelho reprodutor, incluindo ovários policísticos ou endometriose. Problemas na tireoide também são capazes de ocasionar o atraso da menstruação.
Corrimento amarelado ou com cheiro forte
Corrimentos amarelados ou com cheiro forte indicam algum caso de infecção, como gonorreia, clamídia ou vaginose. Além desses sinais, outros sintomas de infecção incluem dor ao urinar e coceira na vagina. Fique atenta.
Dor durante a relação sexual
A dor durante a relação sexual está relacionada com a falta de lubrificação da vagina ou diminuição da libido. Entretanto, essa dor também pode aparecer em casos de vaginismo ou infecções vaginais, sendo mais frequente na menopausa.
Sangramento fora da menstruação
Na maioria dos casos, o sangramento fora do período menstrual não é sinal de grande problema de saúde, e pode ocorrer logo após a mulher mudar o método anticoncepcional, por exemplo. No entanto, o sangramento também pode indicar a presença de pólipos no útero e até gravidez, caso ocorra de 2 a 3 dias após o contato sexual.
Dor ao urinar
Esse é um dos principais sintomas da infecção urinária, que também incluem aumento na frequência em urinar, dor no abdômen e urina turva. Fique atenta aos sinais!
Gostou de saber sobre as idas ao ginecologista? Você pode saber mais sobre os assuntos do mundo feminino no Blog Saudável e Feliz. Além disso, não deixe de conhecer o suplemento natural, Active Woman Plus, um ótimo aliado para aliviar os sintomas da TPM e da menopausa. Sua fórmula tem óleo de prímula, óleo de linhaça, gérmen de soja, ômega 3 e ômega 6